Uma loja online poderá ser a solução para o seu negócio, onde vai economizar tempo e dinheiro. Para começar com a sua loja online existem fatores que deve considerar previamente:
1- Decida o que vai vender
Vai ter um inventário de cada produto, ou vão ser artigos únicos (por exemplo, obras de arte)?
Vai querer vender uma grande variedade de produtos, ou planeia especializar-se num nicho específico?
2- Escolha vender aquilo de que realmente gosta
É apaixonado pelo seu produto? Ao escolher uma categoria que domina e que realmente gosta, a chance de triunfar no negócio será maior. A criação e gestão de uma loja online exige dedicação e capacidade de superar a adversidade. Se escolher uma categoria de que é realmente apaixonado, a hipótese de se divertir a trabalhar vai aumentar a produtividade do seu negócio.
3- Pesquise os principais mercados on-line
Verifique sempre a concorrência existente antes de começar com o seu negócio. Pesquise os principais mercados online que anunciam produtos do seu setor. Tire alguns exemplos para mais tarde fazer melhor.
4- Teste os seus produtos com vendas em pequena escala.
Tente vender os seus produtos individualmente em plataformas como o eBay, Olx, Custo Justo e similares. Faça um estudo sobre quem compra os seus produtos. Saiba onde os seus possíveis clientes costumam fazer compras.
5- Teste valores
Experimente vender o mesmo artigo com preços diferentes para perceber até quanto os seus clientes estão dispostos a pagar.
Como é a satisfação do cliente? As embalagens que utiliza são as mais apropriadas? Teve feedback positivo? Os clientes perceberam as suas descrições do produto? Estude todas as questões e obtenha respostas essenciais para melhorar a sua futura loja online.
6- Pondere opções
Se tem orçamento, pode contratar alguém para criar uma loja personalizada para si e para o seu tipo de negócio, a partir do zero. Se a sua loja não é especializada, pode comparar um serviço de e-commerce em geral. Muitos já possuem carrinho de compras.
7- Soluções de alojamento
Tenha cuidado com o serviço de alojamento que escolhe. Se não escolher uma empresa fidedigna, pode vir a ter problemas futuros com o seu site e as contas de e-mail incorporadas.
8- Promova a sua loja
Não basta criar a sua loja online para ter clientes. É preciso atraí-los!
Ter uma loja fácil de usar é importante, mas ainda mais importante é o marketing, a qualidade dos produtos e a prestação de um seriço de qualidade ao cliente.
Maximize os seus lucros. Assim que descobrir o que funciona, tem tudo para triunfar neste mundo das vendas online!