Compreender as keywords
Seja qual for a indústria, existem provavelmente centenas se não milhares de keywords que poderão ser usadas como alvo de uma estratégia de SEO. No entanto esta estratégia de seleção de todas as keywords possíveis, mesmo para negócios com plafonds acima da média, não é de todo recomendada ou sequer útil.
Existem diferentes formas de contornar este problema mas é importante tentar compreender como é que o Google poderá estar a ordenar os resultados das keywords que queremos focar.
Por outras palavras, antes de obtermos algum ranking para determinada keyword, temos de ter a certeza que a mesma faz sentido para o nosso negócio
O foco poderá passar por entender o User Intent ou Buyer Intent ou seja, a intenção ou motivação da pesquisa efectuada pela pessoa.
Muitas das estratégias ignoram por completo esta característica **e focam-se apenas nos números crus da quantidade resultados disponíveis para determinada palavra, ou seja quantidade em detrimento da qualidade.
Qual a importância da intenção de pesquisa?
São inúmeras as formas como as pessoas a fazem ativamente pesquisas de produtos em motores de busca como o Google. Procuram pelo nome do produto, o seu custo, a empresa que o comercializa, os benefícios ou principais problemas, etc. Assim nestes resultados estarão incluídas pesquisas iniciais para determinado produto ou serviço, sem qualquer intenção de compra, ou mesmo com intuito de obter informação pós-venda tendo para isso utilizado as mesmas keywords.
De todas as motivações de pesquisa, aquela que provavelmente terá maior importância para o nosso negócio de e-commerce serão as das pessoas com intuito de compra do nosso produto ou serviço.
A melhor forma de atingir este objetivo é o de trabalhar keywords que contenham essa intenção de pesquisa claramente definida, ou que dêm claras indicações de que a pessoa está próxima de efetuar uma compra ou tomada de decisão. Exemplo: “Sabonete Azul de 500gr” será uma keyword que representa uma intenção de compra mais definida que “Variedades de Sabonetes Azuis”. Este segundo poderá no entanto ser um bom candidato a título de um post a ser usado numa estratégia de content marketing
Definimos assim algumas das principais características de keywords com intenção de compra:
- Podem incluir uma localização geográfica (ex: Pasteis de Feijão em Torres Vedras)
- Descrevem o produto ou serviço pelo seu nome
- Por norma são long tail keywords (termos de pesquisa com 4 ou mais palavras)
Ao criar uma campanha esta é sem dúvida um dos principais objetivos a ter em conta de forma a ter sucesso na criação de anúncios e de conteúdo.