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Estratégia digital para micro e pequenas empresas

Grande parte dos artigos e da informação disponível sobre estratégias digitais, seja de optimização de SEO, publicidade paga ou content marketing, tem em conta muitas variáveis que acabam por estar mais direcionadas para estratégias de médias e grandes empresas a nível nacional ou global, com  fundos alocados para o efeito.

É um desafio difícil e muitas vezes frustrante o de uma micro ou pequena empresa a tentar competir online contra grandes corporações, levando a que o gestor, muitas vezes, acabe por desistir de investir nesta competição online.

Ainda assim, é importante compreender as várias oportunidades que existem e estão ao dispor para conseguir chegar ao maior número de potenciais clientes.

Existem, claro, algumas características importantes para gestores destes micro negócios considerarem de forma a obterem uma melhor performance num canal digital e dessa forma conseguir trazer volume de tráfego e leads.
 

Vontade e interesse na aprendizagem

Numa área em constante evolução, como são os canais digitais, a necessidade de estar a par de tecnologias e da forma como a concorrência e o consumidor as utiliza é deveras importante. Adoptar alterações nas estratégias definidas é um trabalho constante que requer, além de vontade, uma motivação movida pelos resultados.

Concorrência e enquadramento de mercado

Entender como se posiciona a concorrência nos vários canais disponíveis e que ferramentas ou táticas utiliza para atingir esses fins, são questões importantes para conseguir prever e analisar esses onde se situa o nosso negócio para com essa concorrência. Aprender com as boas práticas e identificar os pontos fracos nas estratégias digitais de terceiros permite obter um conhecimento mais profundo desta matéria e também a capacidade de melhorar a nossa estratégia.

Mecanismos de feedback

De forma a obter um fluxo frequente de feedback é necessário criar um conjunto de soluções para recolher essa informação. Questionários via email, comentários nas redes sociais, inquéritos de satisfação a clientes, são algumas das formas de atingir esse objetivo. Guardar essa informação numa base de dados classificativa permitirá analisar de forma rápida e eficiente os principais pontos  que ajudarão a optimizar a comunicação do nosso serviço ou produto.

Definir um budget dedicado para a promoção digital

Importante definir em primeiro lugar que uma estratégia digital não é uma despesa mas sim um investimento. A curto, médio ou longo prazo será uma característica da própria estratégia a criar.

Será nos dias de hoje impossível desassociar o canal digital, a internet, como algo supérfluo para um negócio. Diariamente lutamos nestes canais para manter a reputação, a nossa presença e aumentar a qualidade dos contactos ou vendas. Trabalhar com agentes especializados nesta matéria permite uma análise constante do ROI (retorno de investimento) com a capacidade de fazer os ajustes necessários para tornar um retorno negativo num positivo.

Se é um gestor de um micro ou pequeno negócio é importante incorporar estas características e este mindset na sua estratégia digital para permitir que surjam os resultados positivos e por acréscimo o sucesso do negócio nestes canais.

Já sabe qual vai ser o seu próximo passo?

Autor
Pedro Seco 
Digital Business Analyst & Web Specialist

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