Como iniciar uma estratégia de comunicação de sucesso

 

 

Todas as empresas conseguem aplicar uma estratégia de comunicação para fazer chegar o seu produto ou serviço aos clientes. No entanto, esta só atingirá o público-alvo após uma análise externa e interna para definir os objetivos dessa estratégia. 
 

  1. Para construir um planeamento estratégico deve definir a estrutura e caracterizar a sua empresa, apresentando a história por trás do surgimento da mesma, a missão, visão e valores que conferem identidade e propósito. Posteriormente deve identificar a visão geral do seu negócio e quais serão as intenções futuras do mesmo.
  2. Após uma apresentação da sua empresa é necessário fazer uma análise de mercado que permite obter uma visão geral das tendências, quais serão as perspetivas futuras e através disso consegue inserir-se e enquadrar o seu produto dentro da atualidade.
     

Os clientes são o ponto chave pois é para estes que está a direcionar a sua mensagem. Assim, é essencial realizar uma segmentação a nível demográfico, geográfico, psicográfico e comportamental, tendo em conta que são estes fatores que indicam posteriormente o target a atingir e a estratégia a aplicar.

Para que seja  possível posicionar-se, ser diferenciador e atingir os objetivos pretendidos, deve realizar a análise da concorrência, perceber quem são, quais as ações de comunicação praticadas e o seu propósito. Necessita de caracterizar os seus produtos, percebendo quais as vantagens inerentes ao mesmo em relação à criação de valor, onde deve inovar para conseguir atingir os clientes atuais e que política de preços deve praticar tendo por base a concorrência.


Os canais de distribuição são o meio pela qual faz chegar o seu produto ao consumidor final, sendo que uma falha no mesmo acaba por se refletir a nível da angariação. Para conseguir atingir o número de clientes esperado, deve definir objetivos, realizar uma previsão, analisar os recursos humanos e financeiros e mecanismos de avaliação.

A variável publicidade e relações públicas é essencial, uma vez que após a realização das suas campanhas, se obtém os resultados esperados e se define o nível de eficácia do que foi realizado, sendo este estudo relevante para enquadrar os objetivos que definiu e aquilo que conseguiu atingir.

 

 

 

outros artigos.

out 2021

Intenção de Pesquisa em e-commerce

jun 2021

Vantagens de consultoria em Web Analytics

jul 2021

Como começar uma loja online