Efetuar medições regulares, no que diz respeito a resultados do nosso website, é um fator crítico de sucesso para obter resultados visíveis de campanhas digitais.
Além de criar experiências positivas para os utilizadores e boas práticas no que diz respeito a navegação e acessibilidade para com o website do nosso negócio, é muito importante saber medir as taxas de sucesso do nosso website.
Listamos algumas métricas que consideramos importantes e que fazem a diferença no momento da seleção do tipo de estratégia a seguir:
CTR (Click-Through Rate) de pesquisas orgânicas
O tráfego de pesquisa orgânica ajuda a encontrar o número de visitantes únicos que têm como destino o website, a partir da página de resultados do motor de busca.
A taxa de cliques (CTR) é assim uma importante métrica no sentido em que o aumento desta taxa, significa que melhoramos também o posicionamento nessa determinada keyword que foi usada como termo de pesquisa.
Keyword performance
Importante no sentido em que ajuda a ter uma noção do posicionamento do website nos resultados nos motores de busca quanto um utilizador introduz um determinado termo na pesquisa. Keywords com ranking elevado conduzem efetivamente mais tráfego para o website.
Taxas de conversão e taxas de rejeição (Bounce Rates)
As taxas de conversão fornecem uma clara imagem da percentagem de pessoas que além de visitarem o website, realizaram alguma das ações préviamente programadas. Tornando a visita num contacto de um potencial cliente ou numa venda direta.
De forma inversa, podemos também medir o envolvimento do utilizador usando as taxas de rejeição ou “bounce rates”. Estas referem-se ao número de utilizadores que produziram uma visita no website, mas saíram sem interagir com o mesmo.
Inbound Links
Se quisermos saber o número de links que existem noutros websites ou plataformas que apontam para algum conteúdo do nosso website, é necessário analisar esta métrica com atenção.
Um backlink ou link de referência, é equiparável a uma referência de uma citação. A quantidade, qualidade e relevância são um dos fatores que mais diferença para motores de busca como o Google, no momento em que pretendem aferir quão importante é a página para o seu algoritmo.
Não é, no entanto, suficiente analisar apenas estes dados. É importante obter como complemento, dados que nos façam entender a fundo o nosso público-alvo de forma a obter uma estratégia com ações que possam ser aplicadas.
Assim, um dos segredos para estar sempre bem posicionado é analisar e ajustar de forma equilibrada todas estas atividades de estratégia digital.